Business Pulse – Modelo Clássico de Gestão vs Modelo Futuro de Gestão
Nestes dois séculos, a gestão tem sido baseada na hierarquia de decisões e funções, com elevado foco na cadeia de valor e atenção máxima ao produto, numa clara visão construída “de dentro para fora”. Apesar das diferentes mudanças que o mundo tem vivido, nomeadamente no início do séc. XXI, as empresas têm resistido a alterar o seu modo de atuar e de pensar.
Modelos mentais arreigados no passado e em crenças culturais do século transato têm bloqueado a evolução e a transformação dos negócios, condenando empresas um pouco por todo o mundo. Chegou o momento de alterar esta realidade. Identificada em 2016 pelo WEF (World Economic Forum), a 4ª Revolução Industrial chegou para mudar tudo. Baseada no uso de sistemas físicos cibernéticos (CPS – Cyber Physical Systems), dando início à era da indústria conectada e das fábricas inteligentes (smart factories). Esta nova realidade tem-se expandido e alargado à sociedade e ao mundo com a crescente influência da tecnologia e da conectividade. Este fenómeno comportamental crescente tem alterado significativamente o comportamento dos consumidores e a dinâmica dos mercados. Empresas ditas tradicionais têm perdido terreno para novos competidores, muitos deles representantes do movimento de startups, que tem vindo a alterar o modus operandi da gestão e as dinâmicas dos negócios.
Um novo modelo de gestão emerge focado em novas regras e suportado por novas variáveis de funcionamento, orientando o olhar para o cliente, utilizando para tal as abordagens emergentes da inovação, digitalização e agilidade.
Chegou o momento da mudança. Quem não adotar uma nova forma de atuar, um novo modelo de gestão do seu negócio, terá grandes dificuldades de sobrevivência na próxima década e no futuro.
A transição de modelos de gestão (do clássico para o futuro) requer um esforço de transformação profundo, que redesenhe e redefina todas as regras e formas de atuar até aqui praticadas na cadeia de valor das empresas.
Business Pulse é uma nova abordagem ao modelo de gestão das empresas, alinhada com o contexto de transformação atual e com uma visão orientada para o futuro. Uma profunda transformação das empresas que querem progredir e ter sucesso na 4ª revolução industrial. Serve para ajudar as empresas a desenhar, desenvolver e implementar o novo modelo de transformação global, através de sessões de trabalho envolvendo o board da organização. Procede-se assim à auditoria, decisão, construção e implementação das 12 variáveis da framework de transformação da gestão que designamos de Business Pulse e que está ilustrado no quadro abaixo.