27 Outubro 2020

Casa Blog RH

Recrutamento – como gerir processos de seleção e contratação

Recrutamento - a importância da entrevista de emprego

Recrutamento - como gerir processos de seleção e contratação

Por Rita Serra

Head of HR @ SC Fitness

rita_serra

Como recrutar de forma a atrair o melhor talento e a evitar erros de “casting”

 

Tanto para recrutadores como para empregadores, não há nada melhor que encontrar um candidato que tem as competências certas para uma função e que está perfeitamente alinhado com a cultura da empresa.

Do ponto de vista inverso, não há nada mais frustrante do que perceber que a escolha não foi a correta.

Apesar de não existirem métodos isentos de risco de erro, existem formas de reduzir significativamente os riscos de escolher um mau candidato e de garantir que estamos a atrair as melhores pessoas para as oportunidades em aberto.

 

1. Anúncios de Recrutamento devem ser claros

Pode parecer uma dica básica, mas é um passo muitas vezes descurado. O anúncio de emprego deve ser fácil de ler e deve ter uma descrição precisa da função. O anúncio ideal deve descrever o que se espera da função e bem como os requisitos essenciais para se ter sucesso na mesma.

 

2. O processo de candidatura deve ser fácil e rápido!

O processo de recrutamento é reflexo da cultura da empresa; é necessário garantir que a mensagem é recebida pelos candidatos. Formulários complexos e múltiplas páginas com pedidos de informação são meio caminho para perder os candidatos interessados. E se isto acontecer, a probabilidade de voltarem ou de recomendarem a empresa a amigos, é muito reduzida!

 

3. A gestão de relações durante o Recrutamento

Num Recrutamento, existem diversas ocasiões nas quais os candidatos não encaixam na função pretendida, mas que podem ser uma boa referência para oportunidades futuras. Para estes candidatos, deve ser criado um sistema que permita manter o contacto, de forma a garantir que a empresa se mantém no top of mind do potencial candidato e vice-versa.

Enviar, aos melhores candidatos, oportunidades em aberto e notícias sobre a empresa são dicas que ajudam a manter o interesse e compromisso com a empresa enquanto potencial futuro empregador.

Invista também na relação com universidades e instituições de ensino como forma de atrair talento jovem.

 

4. A importância das redes sociais no Recrutamento

Tudo se passa e muito tempo se passa nas redes sociais, por isso são uma ferramenta crucial para pesquisa e seleção de candidatos.

Se a empresa tiver página de Linkedin ou Facebook, os anúncios de emprego devem ser lá publicados! Mesmo que os seguidores não se identifiquem com a oportunidade, será fácil e rápido partilhá-la com amigos que possam ter o perfil indicado.

 

Procure por potenciais candidatos no Linkedin e conheça-os, mesmo antes de precisar deles!

 

 

Dicas para melhor conduzir entrevistas de emprego

 

No processo de recrutamento e seleção a entrevista é uma etapa fundamental, uma vez que fornece informação e dicas sobre o potencial candidato. Deve ser um momento marcante!

 

1. Garantir uma boa preparação

A preparação da entrevista deve ser o principal foco do recrutador e deve passar por:

– Revisão de toda a informação disponível acerca do candidato (CV, página do Linkedin, carta de motivação…)

– Antecipação e preparação de questões como pacote salarial, indicadores de performance e expectativas

– Conhecimento dos passos e etapas seguintes no processo de seleção

 

2. Fazer as perguntas certas

Durante a entrevista, as questões devem aferir informação sobre experiência, motivação e competências. As perguntas abertas são uma boa forma de permitir criatividade na resposta e, assim, aferir as competências de cada candidato:

– Porque optou por se candidatar a esta vaga?

– Porque é que saiu do último emprego?

– Qual considera ser a sua maior realização profissional?

 

3. Mostrar uma atitude positiva e compromisso

A entrevista de emprego é, muitas vezes, o primeiro momento de interação entre o candidato e a empresa, pelo que é essencial criar um momento de experiência positiva!

O recrutador deve ser apaixonado pela empresa, deve conhecer a fundo o perfil pretendido para a função em questão e deve passar entusiasmo ao candidato. Esta atitude ajuda não só a acalmar candidatos mais nervosos, como permite que a conversa seja mais rica e proveitosa. É essencial manter a escuta ativa e demonstrar isso mesmo através de questões para aprofundamento da informação que está a ser passada.

 

4. Garantir seguimento do processo de recrutamento e dar feedback

De forma a garantir transparência no processo de recrutamento (questão muito valorizada) e de contribuir para uma boa experiência no processo, deve sempre ser dado feedback ao candidato sobre o estado do processo!

Partilhar

facebook

linkedin

whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this
Wishlist 0
Continue Shopping