Design - comunicação e multimédia - UFCD - 0135 - Algarve

Design – comunicação e multimédia – UFCD – 0135 – Algarve | 1ª edição [01-02-2021 a 01-03-2021]

0.00


 

Período: 01 de Fevereiro de 2021 a 01 de Março de 2021
Local: Online
Duração: 25.00 hora(s)
Horário: 1, 2, 8, 9, 15, 22, 23 de Fevereiro e 1 de Março das 19h00 às 22h00PED_0135 (ALG)

Preço: GRATUITO

Inscrever

 

Limpar

Descrição

– Definir elementos gráficos para multimédia.
– Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
Elementos gráficos para multimédia
Multimédia
Definição de design
Definição de design gráfico
Definição de web designer
Definição de multimédia
Conceito de memória descritiva
Conceito e importância de público-alvo
Conceito de logótipo
Bitmap versus vectorial
Processo de comunicação
O Processo cíclico da comunicação
Conceito de comunicação
Modelos comunicacionais
Componentes da comunicação
Processo de comunicação
Fonte-emissor
Receptor
Mensagem
Formulação, codificação e transmissão de mensagem
Canal de comunicação
Mensagem
Repertórios culturais
Fontes de ruído no canal de comunicação
Interferências mediáticas
Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
Comunicação mediatizada
Fonte de informação
Destinador – função emotiva
Contexto – função referencial
Mensagem – função poética
Contacto – função fáctica
Código – função metalinguística
Suporte de comunicação
Apreensão da informação
Imagem da comunicação
Saberes culturais
Heranças estéticas
Opções pessoais
Contorno materializado
Sugestão de volume
Justaposição de elementos
Perspectiva
Imagem animada
Imagem total (no computador)
Nível da realidade
Imagem natural
Fotografia a cores
Fotografia a preto e branco
Representação figurativa não realista
Pictogramas
Representação não figurativa
Metodologia processual
Fases de um projeto
Importância de briefing
Influências e condicionantes de um Projeto
Fontes de investigação
– Primárias
– Secundárias
Metodologia projectual
Métodos
– Método da divisão
– Método com condicionante
– Método de Bruno Munari
Paginação
Regras de paginação
– Regras de uso da tipografia
– Legibilidade dos tipos
– Fontes serifadas e não serifadas
Número máximo de fontes
Alinhamentos
Texto em maiúsculas e minúsculas
Tamanho de fontes adequado
Fontes leves e pesadas
Espacejamentos
Entrelinhamento
Comprimento de linhas
Paragrafo
“Viúvas” e “Órfãos”
Realce de elementos no texto
Integridade da fonte
Contraste entre cor e tipo
Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa
Natureza plástica da cor
Fisiologia da cor
Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
Síntese aditiva e síntese subtrativa
RGB versus CMYK
Multimédia versus Impressão
– Circulo cromático
– Cores primárias
– Cores secundárias
Cores terciárias
Cores complementares
A cor e o meio
Harmonia entre cores
– Cores análogas
– Cores análogas + opostas
– Unificadas por velatura
Estrutura justaposta
Legibilidade
Relação entre cores
Velocidade preceptiva
A cor e o homem
Significado das cores
Conjugações claro/escuro
– Contraste sucessivo
Contraste de assimilação
Cores que cintilam
Espaços em branco
Cor e espaço
Cor e formas
Cor e legibilidade
Harmonia Cromática
Conceitos óticos
Natureza plástica da cor
Olho humano
Fisiologia da luz
Direção da luz
Pigmento
– Efeito avanço das cores quentes
– Efeito afastamento das cores frias
– Feito centrípeto das cores frias
Efeito centrífugo das cores quentes
Contraste
Contraste sucessivo
Natureza plástica da cor
Relação entre cores
Dimensões da cor
Luminosidade ou valor
Qualidade da tonalidade ou matiz
Pureza ou saturação
Resposta emocional da cor
Ação recíproca das cores
Relações de quantidade
Relações de valor
Relações de complementaridade
Relações de simultaneidade
Perceção do espaço
Efeitos de aproximação
Peso visual da cor
Estrutura do ritmo visual
Formas
– Simplicidade estrutural
– Pregnância da forma
– Princípios de organização preceptiva
– Simplicidade de estímulo visual
– Ausência de ambiguidade
– Legibilidade no campo visual
– Conteúdo descritivo e narrativo
– Correspondência entre o conteúdo e forma
– Linha
– Linhas horizontais
– Verticais
– Oblíquas
– Com ângulos
– Curvas
– Tracejado
– Significado da Linha
Formas
– Quadrado
– Triângulo
– Retângulo
– Círculo
– Losango
– Elipse
Significado das formas
Plano
Tensão
Equilíbrio e Desequilíbrio
Linhas de força
Peso
Figura/fundo
Escala
Perspetiva
Discurso vídeo
Guião de vídeo e áudio
Storyboard
Tipos de planos
– Plano conjunto ou geral
– Plano médio
– Grande plano
– (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
– Ângulo normal
– Plongge/Picado
– Contra-Plongge/Contra-Picado
Movimentos de Câmara
– Panorâmica
– Travelling
– Zoom
Erros de enquadramento
Proporções
Foco
Design organizacional
Design de navegação
Estrutura de Informação
Navegabilidade
Organização
Interface
Equipa
Metodologias
Métodos
Sistemas de navegação
Estruturas de sites
Escolha de software para execução
Restrições técnicas e humanas
Tamanho dos ficheiros
Formato dos ficheiros
Fundos
Orientação formal
Harmonia
Legibilidade versus capacidade de leitura
Texto+Imagem
Design do interface
Mancha gráfica e campo visual
Hierarquia e proporção
Coerência entre conteúdos
Ergonomia
Leitura no ecrã
Como gerir animações
Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
Como adequar ficheiros de som para on-line
Como preparar imagens para on-line
Formatos de ficheiro para www
– JPEG
– GIF
– BMP
– EPS
– TIFF
– Indexed Color
– Lab Color
Noções de layout
Originalidade
Construção da mancha
O ritmo
Formato da página
Proporções das margens
Tipos gráficos para textos e títulos
Menu de navegação
Área de informação
Logótipo
Atenção
Elementos de contraste
Espaços vazios
Monotonia
Ponto focal
Contraste
Compreensão
Sequência de elementos
Coerência
Unidade
Funcionalidade
Estrutura de navegação
Animações
Elementos de distracção
Necessidade do feedback experimental, a avaliação
– Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle como plataforma de aprendizagem. As sessões online serão dinamizadas através do Zoom
– A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos de cada uma das UFCD’S.
– Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante avaliação positiva e assiduidade mínima exigida (90%).
Carlos Marques
Formador especialista em áreas técnicas, métodos e ferramentas de design. Criação de programas de desenvolvimento do Potencial 
Humano sob o tema “O Despertar da Criatividade”.
Coach certificado pelo ISPC, integra atualmente os princípios do Coaching na criatividade, explorando assim a aplicação de técnicas e ferramentas criativas e de desenvolvimento do pensamento criativo no mundo empresarial.
– Ativos/colaboradores das empresas
– Adultos (> 18 anos) empregados em empresas com habilitação igual ou superior ao 3º ciclo (9º ano de escolaridade)
– Inscrição mediante indicação por parte da empresa
– Ter local de trabalho na região pertencente ao Projeto
– A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma
– Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia
Eugénia Gouveia
t. 289 862 902
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this
Wishlist 0
Continue Shopping