16 Dezembro 2020

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Digital online: mais do que uma necessidade, uma exigência

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Digital online: mais do que uma necessidade, uma exigência

Por João Miguel Lopes

Coordenador do Master Digital Marketing & E-Business da ANJE

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Vivemos num contexto económico em plena mudança de paradigmas, onde o digital online se assume, cada vez mais, como um fator estratégico de diferenciação no sucesso das organizações.

O meio digital online e os modelos de negócio que este proporciona são, hoje, essenciais para potenciar não só uma diferenciação mas, para muitas organizações, um verdadeiro futuro, obrigando-as a reinventar o seu negócio.

O mesmo acontece com os indivíduos, quer os que ambicionam novas oportunidades de trabalho, quer todos aqueles que procuram uma reconversão de carreira ou a entrada em novos negócios, já que nunca foi tão fácil o desenvolvimento de novos projetos com uma componente tecnologia online.

 

Esta mudança de paradigma permite ajudar a consolidar o caminho para o crescimento dos negócios online, nomeadamente os negócios B2C com base em estratégias de e-commerce, permitindo alavancar a venda de produtos ou serviços a nível mundial, com custos controlados e em tempo real.

Neste contexto, torna-se fundamental as organizações trabalharem estrategicamente o marketing & negócios e a dinâmica online, procurando entender como o seu público age neste meio e o que o faz ultrapassar as poucas barreiras inerentes a um processo de compra online.

Todos sabemos que a economia digital revolucionou, completamente, a forma como os indivíduos se comportam num processo de consumo. O consumidor passou a poder aceder rapidamente a um vasto conjunto de informações, circunstância que obriga as marcas a atuar com transparência naquilo que promovem.

 

Hoje, temos uma geração de consumidores online que vive num mundo hiperligado, onde o tempo é escasso e a informação abunda. Uma geração mais atenta, mais informada e mais envolvida com as marcas e os processos de aquisição das mesmas.

Esta geração de consumidores vai muito mais além da compra. Ela exige uma relação com a marca que lhe permita reclamar, elogiar, conversar de igual para igual, antes mesmo de comparar preços, produtos ou vantagens.

 

Estes indivíduos já não consideram apenas o preço decisivo; a promessa da marca, o conteúdo, a expectativa e experiência que esta oferece são fatores decisivos para o impulso ao consumo. E o meio online permite isso, quer às marcas, quer aos consumidores.

Por isso, é fundamental as marcas entenderem que, mais do que se centrarem no contexto de produto e preço, se devem centrar na vida do seu público consumidor, procurando, através do desenvolvimento de conteúdo e do uso de plataformas, proporcionar uma experiência de valor acrescentado que, em última instancia, o fará perceber o impacto que aquele produto terá na sua vida.

 

De forma conclusiva, hoje, o meio online proporciona a qualquer indivíduo a capacidade de decidir acerca da marca, dando-lhe poder para se informar, avaliar e emitir opiniões, quer estas sejam positivas ou negativas, de uma forma rápida, fácil e eficaz. Isto torna as marcas vulneráveis ao efeito amplificador da comunicação pessoal.

 

É, por isso, fundamental à marca trabalhar mais do que nunca a estratégia de marketing digital, para, de forma consistente, proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Este nunca esteve tão cómodo em todas as fases do processo de interação e compra como no consumo digital online.

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