16 Novembro 2020

Casa Blog Transformação Digital

Dicas para uma Estratégia de Digital Content Marketing

Digital Content Marketing

Dicas para uma Estratégia de Digital Content Marketing

Por Beatriz Casais

Professora de Marketing e Comunicação na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e coordenadora do Programa Avançado em Marketing Digital e E-Business da ANJE I UMinho Exec

beatrizcasais

É unânime a consciência de que as empresas têm de ter uma presença digital, acompanhando as tendências de consumo de media do seu público-alvo. Essa presença digital não se resume a um simples website e deve ser alargada às redes sociais, blogs, fóruns, comunicação de e-mailing ou newsletters. Mais do promover os seus produtos, a empresa deverá fazer parte do quotidiano dos seus consumidores e da sua comunidade com uma proposta de valor intangível, comunicada pelos valores da marca e pelo seu posicionamento.

“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.” Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute

 

A empresa pode estar registada em várias redes sociais e ter um sistema de registo de newsletter e um website muito otimizado, mas a geração de tráfego e interações (tão importantes numa estratégia de otimização de searching nos motores de busca) está dependente de conteúdos de qualidade, consistentes e orientados para as necessidades do público. O sucesso de uma comunicação digital depende da participação do consumidor no tráfego, através das interações digitais que faz com a marca. E, para isso, é necessário conquistar o público com conteúdos de qualidade. É fundamental desenvolver uma estratégia de content marketing orientada para o consumidor, capaz de gerar valor para a marca, envolvimento, fidelização e recomendação. Os departamentos de marketing das empresas estão cada vez mais a investir em produtores de conteúdos que sejam capazes de criar leads atrativos e manter os clientes envolvidos e comprometidos com a marca.

 

Oito dicas para uma boa estratégia de e-content

 

1. Enquadre a sua marca no quotidiano do seu cliente
Comunique para além do produto. Pense nos problemas quotidianos do cliente que estejam relacionados com o setor de atuação da marca e surpreenda-o com conteúdos que resolvam esses problemas. Dicas de utilização, sugestões de atividades ou soluções para problemas comuns são alguns exemplos. Vai produzir valor para o cliente e no imaginário da marca, além de gerar tráfego para o website ou interações em social media (que se traduzem em SEO orgânico e aumento de alcance orgânico nas redes sociais);

 

2. Marque presença nas comunidades digitais
Esteja presente nos meios onde está o seu público-alvo, seja em redes sociais, blogs ou fóruns. Ative o product placement junto de influenciadores digitais, como vloggers, ou instagrammers, e assuma-se como parte integrante da comunidade.

 

3. Ative a cocriação de valor
Potencie os comentários do seu público-alvo. Apresente call-to-action, pergunte-lhes diretamente a opinião, crie desafios que gerem novos conteúdos. Ative a partilha de experiências e de novos usos do produto. Além de envolver o público, está também a potenciar novos conteúdos. Promova avaliações por parte dos clientes em plataformas de user generated content.

 

4. Aposte numa narrativa emocional
Conte histórias e envolva o seu público com o imaginário da marca. Crie personagens, cenários e contextos. Desperte as emoções na arte de contar ‘estórias’ e enquadre o seu produto de forma discreta nesses cenários. Não se limite a publicar um álbum fotográfico. Em vez disso conte histórias a partir dessas imagens. A narrativa emocional irá envolver o seu target.

 

5. Não seja demasiado óbvio
Não caia na tentação de estar sempre a promover os seus produtos. Crie uma relação emocional entre o cliente e os valores da marca.

 

6. Seja consistente
Adote uma calendarização consistente e permanente de produção de conteúdos. É preferível conteúdos curtos e frequentes.

 

7. Não esqueça as tendências
Aposte em conteúdos com fotografias, ative o upload de selfies com o produto, partilhe vídeos com tutoriais e organize jogos ou passatempos. As grandes tendências estão nas imagens, vídeos e gaming.

 

8. Monitorize os resultados e adapte-se
Monitorize todos os resultados da sua estratégia de conteúdos com as estatísticas de tráfego e interações, analise os indicadores de forma qualitativa e tire as devidas ilações. Aprenda com os erros e adapte-se constantemente.

Partilhar

facebook

linkedin

whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this
Wishlist 0
Continue Shopping