Pós Graduação Executiva em Liderança e Gestão de Equipas em Regime de Teletrabalho | Online – 03 de Novembro

A pandemia criou as condições perfeitas para uma transição repentina de milhões de colaboradores dos escritórios das organizações para o trabalho à distância. Estudos de auscultação a empresas e colaboradores evidenciam que esta será uma tendência a manter no Pós-Covid (total ou parcialmente), o que coloca desafiantes exigências aos processos de gestão de pessoas.
Emergente deste contexto, este programa executivo visa capacitar líderes e gestores com as skills necessárias para adotar e integrar estes novos formatos de gestão de trabalho de forma promotora, quer da produtividade, quer da confiança, bem-estar e motivação das suas pessoas.
Uma formação desenhada pela parceria ANJE – Universidade Lusófona do Porto que te preparará para saber rentabilizar as oportunidades emergentes deste contexto, de forma integrada e adaptada às necessidades do teu negócio.

Se pretendes obter o programa completo desta Formação Executiva aceda aqui 

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€ 1520.00 – Preço associado

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Competências
Programa
Metodologia de Formação
Metodologia de Avaliação
Formadores
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Competências

Esta Pós Graduação pretende dotar os participantes de ferramentas, atitudes e boas práticas que lhes permitam fazer uma gestão eficaz e eficiente dos seus recursos humanos em modelos de trabalho remotos ou híbridos, isto é, combinando trabalho presencial, teletrabalho e trabalho remoto.

No final da formação os formandos terão adquirido as competências necessárias para:

– Liderar as suas equipas e gerir projetos em regimes de teletrabalho e trabalho remoto;
– Compreender os principais aspetos da legislação neste contexto;
– Ser capaz de comunicar 360º, remotamente e de forma impactante;
– Conseguir vender ideias, projetos, produtos e serviços, com foco na negociação com parceiros, clientes e fornecedores;
– Saber gerir o seu tempo e das suas equipas, de forma a conseguir alcançar um equilíbrio entre resultados e a sua sustentabilidade;
– Lidar com a pressão e garantir melhor forma física e mental;
– Conhecer e lidar com ferramentas digitais e tecnológicas e boas práticas promotoras do teletrabalho, trabalho remoto e da cibersegurança;

Programa

A Pós Graduação Executiva em Liderança e Gestão de Equipas em Teletrabalho terá uma duração de 95 horas, estruturado num programa de conteúdos constituído por 10 módulos formativos e 3 Keynotes .
Aceda AQUI ao cronograma detalhado.

Módulo 1 – Liderança de Equipas – 12 horas
Formador: Rui Osório

Módulo 2 – Gestão de Projetos – 12 horas
Formadora: Lurdes Macedo

Módulo 3 – Gestão de Recursos Humanos – 10 horas
Formadora: Carla Magalhães

Módulo 4 – Legislação – 2 horas
Formadora: Leonor Pizarro

Módulo 5 – Negociação – 10 horas
Formador: Pedro Pinheiro

Módulo 6 – Comunicação Online – 10 horas
Formador: Norberto Amaral

Módulo 7 – Gestão do Tempo – 12 horas
Formador: Bruno Leonardo

Módulo 8 – Saúde Física e Mental – 10 horas
Formadora: Silvia Vilas

Módulo 9 – Competências Digitais – 4 horas
Formadora: Andreia Sousa

Módulo 10 – Cibersegurança – 4 horas
Formadora: Nuno Mateus Coelho

Apresentações Finais – 4 horas
 
 
Keynotes

Gonçalo Hall
Co-Founder at Remote Portugal, Remote Europe, Future of Work Conferences and Remote Work Movement Podcast. Creator of the Digital Nomad Village in Ponta do Sol, Madeira.

António Moutinho Costa
Iberia Hub General Manager na Straumann Group

Maria João Ferreira
Diretora de Delivery e Operations da Whitesmith, uma empresa focada em desenvolver produtos digitais que tenham impacto na vida das pessoas.

Metodologia de Formação

– O programa está organizado em 10 módulos direcionados para o desenvolvimento de três grandes tipos de competências: técnicas, comportamentais e tecnológicas.
– A metodologia formativa adotará uma abordagem eminentemente prática, integrando uma combinação de exposições sobre os conteúdos, temáticas e  exemplos práticos com recurso a análise de casos adaptados às necessidades e realidades profissionais dos participantes.
– Realização de talks dinamizados por convidados de reconhecido mérito para partilha das melhores práticas ao nível da gestão em contextos de teletrabalho e trabalho remoto.

Metodologia de Avaliação

Avaliação
– Os participantes terão a oportunidade de realizar um trabalho prático, em ambiente real, de aplicação dos conhecimentos adquiridos num dos módulos desta formação, o qual deve ser apresentado em formato escrito e através de uma apresentação oral.
– Esta componente de trabalho prático é opcional e dará lugar a uma avaliação e à emissão de um certificado de pós-graduação (para graduados) / certificado de formação avançada (para não graduados). Aos participantes que optem por não realizar este trabalho será emitida uma declaração de participação.
– Em ambos os casos, a emissão destes documentos dependerá da assiduidade em, pelo menos, 80% do programa e se solicitados aos serviços.

Certificação
– À pós-graduação estão atribuídos 13 ECTS que constarão no certificado. Esta certificação tem associado um emolumento definido na Ordem de Serviço da ULP em vigor.
– Os participantes graduados, com realização de um trabalho final e aprovação, cumprindo uma assiduidade mínima de 80% do número total de horas de contacto, se solicitado, é-lhes emitido um certificado de pós-graduação.
– Os participantes não graduados, com realização de um trabalho final e aprovação, cumprindo uma assiduidade mínima de 80% do número total de horas de contacto, se solicitado, é-lhes emitido um certificado de formação avançada.
– Aos participantes sem realização de trabalho final e que não cumpram com a assiduidade mínima, se solicitado, é-lhes emitida uma declaração de participação, sem menção de ECTS, tendo associado um emolumento definido na Ordem de Serviço da ULP em vigor.

Formadores

COORDENAÇÃO

Carla Magalhães
Carla Magalhães concluiu o Doutoramento em Ciências Empresariais (Gestão – Recursos Humanos), em 2009, pela Universidade do Minho (Escola de Economia e Gestão), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Possui o Mestrado em Administração Pública (com especialização em Recursos Humanos e Marketing), desde 2003, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro e Licenciatura em Relações Internacionais, desde 1997, pela Universidade Fernando Pessoa. É Professora Associada na Universidade Lusófona do Porto (Faculdade de Ciências Económicas Sociais e da Empresa), onde dirige a licenciatura de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e a Unidade de Formação ao Longo da Vida (LUFAV.ULP). É, ainda, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar na Universidade do Minho (Escola de Economia e Gestão), Investigadora integrada no Centro de Estudos da População Economia e Sociedade (CEPESE) e Investigadora Associada no Centro de Investigação Transdisciplinar para o Empreendedorismo e Inovação Ecossistémica (TRIE). Ao nível da experiência profissional, é de destacar – para além do ensino e da investigação na área da Gestão, com ênfase na área dos Recursos Humanos – o envolvimento em projetos de consultoria (em Portugal e no Brasil), ações de formação diversas, incluindo formação executiva, ao nível da UMinhoExec e a sua função de Técnica Superior de Recursos Humanos, no Departamento de Formação, no Ministério da Saúde, que desempenhou durante vários anos. A Carla é apaixonada por pessoas e a sua principal motivação é passar essa paixão de umas pessoas para as outras, seja no mundo académico, seja no mundo empresarial.

Norberto Amaral
O Norberto Amaral é Managing Partner na Cultiv, empresa de consultoria de comunicação, criatividade e inovação, organização de eventos e desenho de espaços de trabalho e é coordenador deste Programa.
Lidera e organiza o TEDxPorto, que traz a um palco do Porto algumas das melhores ideias da cidade e de todo o mundo. Organizou e foi orador em mais de 160 eventos TEDx, Ignite, competições de discursos, sessões criativas, workshops estratégicos, entre muitos outros.
É Toastmaster desde 2011, tendo já sido presidente e vice-presidente de educação de um clube, diretor de área e diretor de divisão e atualmente integra a equipa central do Distrito 107.
É autor do livro ‘Impacto – Como Comunicar em Público’ (Penguin Random House, 2019), onde reúne a sua extensa experiência de formação de oratória e apresentações.

FORMADORES

Andreia Sousa
Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (2017) pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, Mestre em Multimédia (2011) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Licenciada em Design de Comunicação / Arte Gráfica (2003) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desde 2013, tem vindo a desempenhar funções de docente nas áreas de design e dos novos media.
Interesses científicos: Interação Humano-Computador; Design de Interação; User Experience; Design de Interface; Novos Media.

Bruno Leonardo
Licenciado em Sociologia, Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologia de Informação no ISCTE e pós-graduado em Gestão Aplicada na Nova. Praticante Agile numa abordagem diferenciadora que coloca as pessoas no centro.
Possui 13 anos de experiência em consultoria de Recursos Humanos com um foco inicial no Recrutamento & Seleção. Cedo começou a liderar equipas e a desenvolver sua paixão pela desenvolvimento de pessoas o que levou a criar formações customizadas para os seus elementos num formato de cocriação e foco na colaboração e participação dos formandos. Depois de ter participado no desenvolvimento de duas startups em consultoria de RH decidiu fundar a Be Bolder, orientada para o crescimento contínuo de indivíduos e organizações.
Apaixonado por facilitar a possibilidade de as pessoas terem melhores experiências nos seus contextos organizacionais, irreverente por considerar que o melhor está para vir e a diferença é uma experiência necessária, ousado nas conversas difíceis e a criar o desconforto desejado para o desenvolvimento.

Leonor Pizarro
É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola do Porto, Mestre em Ciências Jurídico-Privatísticas pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2014). Doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. É docente no Curso de Direito da Faculdade de Direito e de Ciência Política da Universidade Lusófona do Porto.
Foi Formadora convidada no Curso de Estágio de Advocacia da Ordem dos Advogados, no Conselho Distrital do Porto no âmbito do Curso de Formação Complementar da 2ª fase do Estágio.
Colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade do Porto, com o Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho e com o Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, em Cursos de Pós-Graduação na área do Direito do Trabalho.

Lurdes Macedo
Licenciada em Psicologia, mestre, doutora e pós-doutora em Ciências da Comunicação, Lurdes Macedo é consultora, formadora e produtora independente em vários domínios das Ciências Sociais aplicadas ao Desenvolvimento, bem como investigadora em Estudos Culturais (CECS – UM) e professora universitária em Ciências da Comunicação (ULP). Com mais de 25 anos de experiência profissional, dos quais mais de 20 nas áreas da consultoria e da formação, coordenou ou participou em dezenas de projetos de capacitação para o desenvolvimento em Portugal, Angola, Bangladesh e Moçambique, integrando equipas de entidades como a Quaternaire Portugal S.A., a Associação Empresarial de Portugal, a TurnAround Social, a A3S, a Organização Internacional para as Migrações, a Rádio Moçambique ou a UNICEF. Tem feito trabalhos de diagnóstico, planeamento estratégico, assistência técnica à implementação e monitorização, formação de quadros e avaliação.

Nuno Mateus Coelho
Professor Adjunto de Segurança da Informação, Intrusão de Sistemas, Segurança em Sistemas Cloud, Computação Gráfica e Privacidade de Dados no Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA) e no Instituto Politécnico do Cavado e Ave (IPCA).
É Licenciado em Engenharia de Sistemas de Informação e Multimédia, Mestre em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia (ISEP) na área da Segurança Cloud e Sistemas Operativos Seguros e é Doutor Summa Cum Laude, em Ciências da Computação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) na área da Segurança da Informática.
É especialista credenciado pela Comissão Europeia em Segurança Informática e perito da Ordem dos Engenheiros de Portugal em Informática Forense.
É também orador do IEEE e TEDx em Segurança Informática, palestrante em diversas conferências internacionais ISI e SOCPUS e fundador da NRMC.PT, onde presta funções como CEO e GDPR-DPO Expert em várias empresas portuguesas.

Pedro Pinheiro
É licenciado em Gestão e Marketing. Frequentou o 4ª Ano do Curso de Biologia da Faculdade de Ciências e o Doutoramento da Universidade Rey Ruan Carlos.
É especialista em Gestão Estratégica, Gestão e Liderança de Equipas e Negociação e Técnicas de Vendas

Rui Osório
Licenciado em Gestão de Empresas em 1995 e Doutorado em Ciências Empresariais, pela Universidade do Minho, desde 2012.
A tese de Doutoramento foi ao nível da Liderança e do seu contributo para o sucesso empresarial.
No MBA concluído em 1996 foram obtidas duas distinções, sendo uma delas a Gestão de Recursos Humanos.
Para além do gosto académico, a vivência no mundo industrial tem sido a base do desenvolvimento do conhecimento, desde o estágio no Japão em 1997, passando por indústrias em 4 continentes, assim como o contacto com inúmeras culturas, a experiência comercial e de gestão.
Depois de um percurso como Diretor Geral, desde 2007 é administrador executivo da empresa Cabelte.

Sílvia Vilas
É psicóloga, formadora e consultora. Como psicóloga dá consultas em consultório próprio e atua como formadora e consultora nas áreas da comunicação interpessoal e em vendas, argumentação e comunicação com o cliente e equipas comerciais.
Antes da sua formação em Psicologia trabalhou em diversos grupos internacionais, conhecendo de forma aprofundada este clima organizacional. Realizou o seu ano profissionalizante numa empresa de implantologia onde prestou apoio aos colaboradores, fornecendo-lhes informações sobre recursos e estratégias de controlo do stress e ansiedade com vista a uma melhor saúde mental e uma melhor conciliação da vida pessoal e profissional.
É curadora de oradores no TEDxPorto, que traz a um palco do Porto algumas das melhores ideias da cidade e de todo o mundo. Contacta potenciais oradores de todo o mundo, dando apoio na formação dos mesmos para a sua apresentação em palco e apoia-os ao longo de todo processo, nomeadamente ajudando-os a prepararem-se psicologicamente para falarem para uma vasta audiência.
É Toastmaster desde 2014, tendo já sido presidente e vice-presidente de educação de um clube, diretor de área e diretor de divisão e atualmente integra a equipa central do Distrito 107.

Destinatários

Esta Pós Graduação é dirigida a todos os líderes e gestores que lidem e desenvolvam a sua atividade em contexto de teletrabalho e trabalho remoto, independentemente do seu nível de experiência, nomeadamente:

  • Líderes empresariais e de outras instituições, sejam elas privadas, públicas ou sem fins lucrativos;
  • Gestores e outros profissionais responsáveis por equipas;
  • Gestores de Recursos Humanos;
  • Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área temática;

Investimento

Público em geral: 1900 euros
Associados Anje e alunos e ex-alunos Grupo Lusófona: 1520 euros
 
Consulte-nos para mais detalhes sobre:
– Inscrição de grupos;
– Possibilidade de pagamento fracionado.

Condições de Participação

  • A candidatura será aceite após o pagamento de 10% do valor total do curso (190,00€) e envio do respetivo comprovativo de pagamento para focoanje@anje.pt
  • A ANJE I Universidade Lusófona do Porto reservam-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos.
  • As desistências são aceites até quinze dias antes do início do curso, procedendo-se nestas situações à devolução da totalidade do valor pago na inscrição;
  • As desistências comunicadas num período posterior ao prazo estabelecido (quinze dias antes do arranque do curso levam à perda total do valor pago na inscrição;
  • No caso de adiamento da Pós Graduação Executiva em Liderança e Gestão de Equipas em Teletrabalho , a ANJE e Universidade Lusófona do Porto comprometem-se a devolver o valor da inscrição na totalidade ou a transferi-la para outra inscrição, caso o candidato assim o entenda;
  • O pagamento (integral ou 1.ª prestação) deve ser efetuado, até 3 dias úteis antes da data de início do curso;
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