Plano de Negócio – Criação de Micronegócios – UFCD 7854 | Norte

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Objetivos

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

Programa

  • Planeamento e organização do trabalho:
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo;
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados.
  • Conceito de plano de ação e de negócio:
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios;
    • Análise de experiências de negócio;
    • Negócios de sucesso e Insucesso nos negócios.
  • Análise SWOT do negócio:
    • Pontos fortes e fracos;
    • Oportunidades e ameaças ou riscos.
  • Segmentação do mercado:
    • Abordagem e estudo do mercado;
    • Mercado concorrencial;
    • Estratégias de penetração no mercado;
    • Perspetivas futuras de mercado.
  • Plano de ação;
    • Elaboração do plano individual de ação:
      • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio;
      • Processo de angariação de clientes e negociação contratual.
    • Estratégia empresarial:
      • Análise, formulação e posicionamento estratégico;
      • Formulação estratégica;
      • Planeamento, implementação e controlo de estratégias;
      • Negócios de base tecnológica;
      • Start-up;
      • Políticas de gestão de parcerias;
      • Alianças e joint-ventures;
      • Estratégias de internacionalização;
      • Qualidade e inovação na empresa.
    • Plano de negócio;
    • Principais características de um plano de negócio:
      • Objetivos;
      • Mercado, interno e externo, e política comercial;
      • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa;
      • Etapas e atividades;
      • Recursos humanos;
      • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios);
    • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo;
      • Elaboração do plano de ação;
      • Elaboração do plano de marketing;
      • Desvios ao plano.
  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio;
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento;
  • Acompanhamento do plano de negócio;
  • Negociação com os financiadores.

Metodologia de Formação e Avaliação

  • Sessões de Formação à Distância na plataforma ZOOM
  • Plataforma Moodle como plataforma de aprendizagem – Learning Management System (LMS).

Formador

Miguel Oliveira
Licenciado em Economia pela Universidade Portucalense. Especialização na área de Controlo de Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e MBA – Mestrado em Gestão de Empresas pela EGP – Escola de Gestão do Porto. Experiência relevante no desenvolvimento de folhas de cálculo nas áreas da Consultoria Financeira e da Gestão para as empresas. A esta experiência alia há mais de 7 anos a paixão pela formação profissional, tendo ministrado mais de 1.800 horas de formação profissional, nas áreas da análise económica e financeira, gestão financeira, controlo de gestão e excel.

Destinatários

  • Desempregados não DLD (Desempregado de Longa Duração) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

Condições de Participação

  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante avaliação positiva e assiduidade mínima exigida (90%).
  • Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.
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