Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
Elaborar um plano de negócio.
Programa
Planeamento e organização do trabalho:
Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo;
Atitude, trabalho e orientação para os resultados.
Conceito de plano de ação e de negócio:
Principais fatores de êxito e de risco nos negócios;
Análise de experiências de negócio;
Negócios de sucesso e Insucesso nos negócios.
Análise SWOT do negócio:
Pontos fortes e fracos;
Oportunidades e ameaças ou riscos.
Segmentação do mercado:
Abordagem e estudo do mercado;
Mercado concorrencial;
Estratégias de penetração no mercado;
Perspetivas futuras de mercado.
Plano de ação;
Elaboração do plano individual de ação:
Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio;
Processo de angariação de clientes e negociação contratual.
Estratégia empresarial:
Análise, formulação e posicionamento estratégico;
Formulação estratégica;
Planeamento, implementação e controlo de estratégias;
Negócios de base tecnológica;
Start-up;
Políticas de gestão de parcerias;
Alianças e joint-ventures;
Estratégias de internacionalização;
Qualidade e inovação na empresa.
Plano de negócio;
Principais características de um plano de negócio:
Objetivos;
Mercado, interno e externo, e política comercial;
Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa;
Etapas e atividades;
Recursos humanos;
Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios);
Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo;
Elaboração do plano de ação;
Elaboração do plano de marketing;
Desvios ao plano.
Avaliação do potencial de rendimento do negócio;
Elaboração do plano de aquisições e orçamento;
Definição da necessidade de empréstimo financeiro;
Acompanhamento do plano de negócio;
Negociação com os financiadores.
Metodologia de Formação e Avaliação
Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle – Learning Management System (LMS), como plataforma de aprendizagem.
A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante avaliação positiva e assiduidade mínima exigida (90%).
Formador
Luís Liz É mestre em Gestão de Marketing e licenciado em Gestão de Empresas Turísticas. Empreendedor, conta com 20 anos de experiência no âmbito da consultoria, ensino superior e formação profissional. Foi diretor do IPAM de Lisboa e coordenador da Licenciatura em Gestão de Marketing. Consultor na Elementar Consultoria & Formação, Lda., entre 1996 e 2007, onde desenvolveu trabalhos nas seguintes áreas: Consultoria Organizacional, Estudos Sectoriais, Formação Profissional, Inovação, Projetos de Investimento e Controlo de Gestão. É diretor geral da Real Dreams.
Destinatários
Desempregados, incluindo os desempregados de longa duração, detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
Condições de Participação
A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante avaliação positiva e assiduidade mínima exigida (90%).
Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.ACEITARPolítica de Privacidade