Design – comunicação e multimédia – UFCD 0135 | Algarve

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Objetivos

  • Definir elementos gráficos para multimédia;
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.

Programa

    • Elementos gráficos para multimédia;
    • Multimédia;
    • Definição de design;
    • Definição de design gráfico;
    • Definição de web designer;
    • Definição de multimédia;
    • Conceito de memória descritiva;
    • Conceito e importância de público-alvo;
    • Conceito de logótipo;
    • Bitmap versus vectorial;
    • Processo de comunicação;
    • O Processo cíclico da comunicação;
    • Conceito de comunicação;
    • Modelos comunicacionais;
    • Componentes da comunicação;
    • Processo de comunicação;
    • Fonte-emissor;
    • Receptor;
    • Mensagem;
    • Formulação, codificação e transmissão de mensagem;
    • Canal de comunicação;
    • Mensagem;
    • Repertórios culturais;
    • Fontes de ruído no canal de comunicação;
    • Interferências mediáticas;
    • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem;
    • Comunicação mediatizada;
    • Fonte de informação;
    • Destinador – função emotiva;
    • Contexto – função referencial;
    • Mensagem – função poética;
    • Contacto – função fáctica;
    • Código – função metalinguística;
    • Suporte de comunicação;
    • Apreensão da informação;
    • Imagem da comunicação;
    • Saberes culturais;
    • Heranças estéticas;
    • Opções pessoais;
    • Contorno materializado;
    • Sugestão de volume;
    • Justaposição de elementos;
    • Perspectiva;
    • Imagem animada;
    • Imagem total (no computador);
    • Nível da realidade;
    • Imagem natural;
    • Fotografia a cores;
    • Fotografia a preto e branco;
    • Representação figurativa não realista;
    • Pictogramas;
    • Representação não figurativa;
    • Metodologia processual;
    • Fases de um projeto;
    • Importância de briefing;
    • Influências e condicionantes de um Projeto;
    • Fontes de investigação:
      • Primárias;
      • Secundárias.
    • Metodologia projectual;
    • Métodos:
      • Método da divisão;
      • Método com condicionante;
      • Método de Bruno Munari.
    • Paginação;
    • Regras de paginação:
      • Regras de uso da tipografia;
      • Legibilidade dos tipos;
      • Fontes serifadas e não serifadas.
    • Número máximo de fontes;
    • Alinhamentos;
    • Texto em maiúsculas e minúsculas;
    • Tamanho de fontes adequado;
    • Fontes leves e pesadas;
    • Espacejamentos;
    • Entrelinhamento;
    • Comprimento de linhas;
    • Parágrafo;
      • Viúvas e Órfãos.

”

  • Realce de elementos no texto;
  • Integridade da fonte;
  • Contraste entre cor e tipo;
  • Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa;
  • Natureza plástica da cor;
  • Fisiologia da cor;
  • Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização;
  • Síntese aditiva e síntese subtrativa;
  • RGB versus CMYK;
  • Multimédia versus Impressão:
    • Circulo cromático;
    • Cores primárias;
    • Cores secundárias;
    • Cores terciárias;
    • Cores complementares;
    • A cor e o meio;
    • Harmonia entre cores;
    • Cores análogas;
    • Cores análogas + opostas;
    • Unificadas por velatura.
  • Estrutura justaposta;
  • Legibilidade;
  • Relação entre cores;
  • Velocidade preceptiva;
  • A cor e o homem;
  • Significado das cores;
  • Conjugações claro/escuro:
    • Contraste sucessivo;
    • Contraste de assimilação;
    • Cores que cintilam;
    • Espaços em branco;
    • Cor e espaço;
    • Cor e formas;
    • Cor e legibilidade.
  • Harmonia Cromática;
  • Conceitos óticos;
  • Natureza plástica da cor;
  • Olho humano;
  • Fisiologia da luz;
  • Direção da luz;
  • Pigmento:
    • Efeito avanço das cores quentes;
    • Efeito afastamento das cores frias;
    • Feito centrípeto das cores frias;
    • Efeito centrífugo das cores quentes.
  • Contraste;
  • Contraste sucessivo;
  • Natureza plástica da cor;
  • Relação entre cores;
  • Dimensões da cor;
  • Luminosidade ou valor;
  • Qualidade da tonalidade ou matiz;
  • Pureza ou saturação;
  • Resposta emocional da cor;
  • Ação recíproca das cores;
  • Relações de quantidade;
  • Relações de valor;
  • Relações de complementaridade;
  • Relações de simultaneidade;
  • Perceção do espaço;
  • Efeitos de aproximação;
  • Peso visual da cor;
  • Estrutura do ritmo visual;
  • Formas:
    • Simplicidade estrutural;
    • Pregnância da forma;
    • Princípios de organização preceptiva;
    • Simplicidade de estímulo visual;
    • Ausência de ambiguidade;
    • Legibilidade no campo visual;
    • Conteúdo descritivo e narrativo;
    • Correspondência entre o conteúdo e forma;
    • Linha;
    • Linhas horizontais;
    • Verticais;
    • Oblíquas;
    • Com ângulos;
    • Curvas;
    • Tracejado;
    • Significado da Linha;
    • Quadrado;
    • Triângulo;
    • Retângulo;
    • Círculo;
    • Losango;
    • Elipse.
  • Significado das formas;
  • Plano;
  • Tensão;
  • Equilíbrio e Desequilíbrio;
  • Linhas de força;
  • Peso;
  • Figura/fundo;
  • Escala;
  • Perspetiva;
  • Discurso vídeo;
  • Guião de vídeo e áudio;
  • Storyboard;
  • Tipos de planos:
    • Plano conjunto ou geral;
    • Plano médio;
    • Grande plano;
    • (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens;
    • Ângulo normal;
    • Plongge/Picado;
    • Contra-Plongge/Contra-Picado.
  • Movimentos de Câmara:
    • Panorâmica;
    • Travelling;
    • Zoom.
  • Erros de enquadramento;
  • Proporções;
  • Foco;
  • Design organizacional;
  • Design de navegação;
  • Estrutura de Informação;
  • Navegabilidade;
  • Organização;
  • Interface;
  • Equipa;
  • Metodologias;
  • Métodos;
  • Sistemas de navegação;
  • Estruturas de sites;
  • Escolha de software para execução;
  • Restrições técnicas e humanas;
  • Tamanho dos ficheiros;
  • Formato dos ficheiros;
  • Fundos;
  • Orientação formal;
  • Harmonia;
  • Legibilidade versus capacidade de leitura;
  • Texto+Imagem;
  • Design do interface;
  • Mancha gráfica e campo visual;
  • Hierarquia e proporção;
  • Coerência entre conteúdos;
  • Ergonomia;
  • Leitura no ecrã;
  • Como gerir animações;
  • Como adequar ficheiros de vídeo para on-line;
  • Como adequar ficheiros de som para on-line;
  • Como preparar imagens para on-line;
  • Formatos de ficheiro para www:
    • JPEG;
    • GIF;
    • BMP;
    • EPS;
    • TIFF;
    • Indexed Color;
    • Lab Color.
  • Noções de layout;
  • Originalidade;
  • Construção da mancha;
  • O ritmo;
  • Formato da página;
  • Proporções das margens;
  • Tipos gráficos para textos e títulos;
  • Menu de navegação;
  • Área de informação;
  • Logótipo;
  • Atenção;
  • Elementos de contraste;
  • Espaços vazios;
  • Monotonia;
  • Ponto focal;
  • Contraste;
  • Compreensão;
  • Sequência de elementos;
  • Coerência;
  • Unidade;
  • Funcionalidade;
  • Estrutura de navegação;
  • Animações;
  • Elementos de distracção;
  • Necessidade do feedback experimental, a avaliação.

Metodologia de Formação e Avaliação

  • Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle – Learning Management System (LMS), como plataforma de aprendizagem;
  • A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante avaliação positiva e assiduidade mínima exigida (90%).

Formador

Carlos Marques
Formador especialista em áreas técnicas, métodos e ferramentas de design. Criação de programas de desenvolvimento do Potencial Humano sob o tema “O Despertar da Criatividade”.
Coach certificado pelo ISPC, integra atualmente os princípios do Coaching na criatividade, explorando assim a aplicação de técnicas e ferramentas criativas e de desenvolvimento do pensamento criativo no mundo empresarial.

Destinatários

  • Ativos/colaboradores das empresas;
  • Adultos (> 18 anos) empregados em empresas com habilitação igual ou superior ao 3º ciclo (9º ano de escolaridade).

Condições de Participação

  • Inscrição mediante indicação por parte da empresa;
  • Ter local de trabalho na região pertencente ao Projeto;
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma;
  • Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia.
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